quinta-feira, 5 de novembro de 2009

MACEIÓ ABRAÇA OS CRUZEIROS MARÍTIMOS: Sec. Mun. de Turismo promoveu reunião de logística com o trade. Hotéis serão divulgados em estande da ABIH.

Maceió, belíssima vista aérea. Fonte: http://bit.ly/1aiEhf

Cruzeiros Marítimos: Temporada começa nesta segunda

Da Revista Municipal - AL

Redação • 5 de novembro de 2009

A temporada de cruzeiros marítimos começa nestasegunda-feira (09) com a chegada do navio Melody no Porto de Maceió.

Até 30 de março já estão confirmados 58 navios na capital alagoana trazendo cerca de 180mil passageiros e tripulantes. Para garantir uma melhor logística junto aos turistas a Secretaria Municipal de Promoção de Turismo, Indústria e Comércio (Semptur) promoveu nesta quarta-feira, no Porto de Maceió uma reunião com os órgãos da prefeitura e do Estado e com os representantes das agências receptivas, das vans, dos taxistas e dos guias de turismo.

Segundo a secretária da Semptur, Claudia Pessôa, na temporada 2008/2009, a capital alagoana recebeu 31 navios e para esta temporadao número subiu para 58, representando um crescimento de mais de 46% no númerode embarcações. Ainda segundo a secretária uma das novidades este ano é que oPorto de Maceió cedeu um galpão de 1.600 metros quadrados para receber os turistas de cruzeiro, já que o porto não dispõe de um terminal de passageiro.

O galpão está sendo melhorado para comportar os comerciantes de artesanato e o centro de Informações Turísticas e a novidade este ano é a Associação Brasileira da Indústriade Hotéis (ABIH) que também vai ter um espaço para promover a rede hotelaria juntos aos visitantes.

Segundo o representante da Secretaria de Estado do Turismo, Marcos Pradines, a melhoria do galpão será emergencial para atender osprimeiros navios, mas o governo do Estado já aprovou recursos de R$ 150 milpara realizar as melhorias necessárias para transformar o galpão em ponto de apoio para os turistas.

Na reunião no Porto de Maceió também foram estabelecidas equipes de trabalho por setor para organizar o método de trabalho. A Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) vai realizar uma reunião nesta quinta-feira com as agências receptivas, taxistas, vans e guias de turismo para ordenamento do trânsito e do transporte.

Já a Secretaria Municipal de Controle do Convívio Urbano (SMCCU) vai organizar os artesãos no galpão. O quesito segurança ficou a cargo da Policia Militar, Guarda Portuária e Guarda Municipal e saúde, com ANVISA e Vigilância Municipal.

O representante do Porto de Maceió, Clovis Calheiros, esclareceu que todos os Portos do mundo, depois do atentado de 11 de setembro, estão sob legislação internacional que limita o acesso. Neste caso só terão acesso aos navios as agencias receptivas cadastradas na operadora Irmãos Brito (responsável pelo atracamento dos navios em Maceió) que já venderam os passeios para os turistas.

Os turistas e tripulantes do navio que não compram passeio das agências receptivas vão ter um transporte até a segunda guarita do Porto de Maceió onde poderão fazer escolha de van, taxis, ônibus lotação ou até mesmo fazer o percurso a pé pela cidade de Maceió.

Para a assessora de Projetos da Semptur, Claudia Paiva, que coordenou a reunião, Maceió é a bola da vez. “Temos a convicção de que os alagoanos vão dar um show de recepção juntos aos turistas e tripulantes de navios fazendo com que eles retornem a capital alagoana para passar mais de uma semana. Tem turista para todo mundo, só precisamos ordenar as ações para que a recepção alagoana também seja um cartão de visita de Maceió”, disse Paiva.

O representante da agencia receptiva Transamérica Turismo, Alfonso Dacal, informou que o crescimento das vendas de cruzeiros no Estado impulsionou que o cruzeiro marítimo Ibero atracasse pela primeira vez no Porto de Maceió.

Nenhum comentário:

Postar um comentário