sábado, 4 de junho de 2011

ATA DAS DUAS PRIMEIRAS REUNIÕES DO GT NÁUTICO DE SC, FUNDADO EM MARÇO DE 2009 NA ASSOCIAÇÃO COMERCIAL E INDUSTRIAL DE FLORIANÓPOLIS (ACIF)

Bandeira do Estado de Santa Catarina: a chave e a âncora simbolizan termos "as chaves dos mares do sul" 

ATA DA REUNIÃO
DE MARÇO DE 2009


Aos 12 dias do mês de março de 2009, realizou-se a primeira reunião de trabalho dos portos turísticos catarinenses, às 15 horas, nas dependências da Associação Comercial e Industrial de Florianópolis - ACIF Matriz, sob a coordenação do Sr. Ernesto São Thiago, da Associação Brasileira de Terminais de Cruzeiros Marítimos – BRASILCRUISE e sócio desenvolvedor do Porto Turístico Internacional Santa Catarina, projeto previsto para o município de São José, na Grande Florianópolis.
Compareceram o presidente da ACIF, Sr. Dilvo Vicente Tirloni; o diretor comercial do Porto de Itajaí, Sr. Robert Grantham; o secretário de turismo de Porto Belo, Sr. Alexandre Stodieck e a secretária de turismo de São Francisco do Sul, Srta. Jamile Machado. Compareceu também o Sr. Adolfo, ex-presidente da SANTUR.
Após cada participante identificar-se, o Sr. Ernesto São Thiago informou aos presentes que a reunião fora convocada como um primeiro esforço para integrar os portos turísticos catarinenses, buscando aproximar seus representantes, solucionar em conjunto as demandas individuais e coletivas junto ao poder público em todas as esferas de governo e à iniciativa privada e formatar um produto diferenciado a ser ofertado ao mercado, a “Costa Catarinense como destino nacional e internacional de cruzeiros”, inclusive na SEATRADE, feria internacional de cruzeiros que seria realizada poucos dias depois em Miami.
O Sr. Adolfo fez uma apresentação sobre o mercado de cruzeiros no Brasil, com dados de 2006.
Em seguida o Sr. Ernesto São Thiago apresentou dados atualizados acerca do mercado brasileiro, com fundamento em informações obtidas junto à Associação Brasileira de Representantes de Empresas Marítimas – ABREMAR e à BRASILCRUISE.
Encerrada a pauta os presentes concordaram em realizar reuniões mensais itinerantes, cada mês em um município diferente, sendo a próxima em São Francisco do Sul.
Eu, Ernesto São Thiago, lavrei a presente.



ATA DA REUNIÃO
 DE ABRIL DE 2009


Aos 27 dias do mês de abril de 2009, realizou-se a segunda reunião de trabalho dos portos turísticos catarinenses, às 15 horas, no Gabinete do Prefeito de São Francisco do Sul, sob a coordenação secretária de turismo do município, Srta. Jamile Machado.
O prefeito de São Francisco do Sul apresentou o projeto de píer turístico da cidade, informando que o respectivo terminal de passageiros já se encontra pronto e atende às normas do segmento. Destacou a vocação turística do município e apresentou diversas opções de roteiros terrestres e náuticos, assim como os projetos neste sentido em desenvolvimento. Afirmou seu empenho pessoal em colocar São Francisco do Sul urgentemente na rota dos cruzeiros marítimos nacionais e internacionais pela importância deste mercado para o desenvolvimento sócio-econômico do município.
O presidente da BRASILCRUISE, Carlos Eduardo Bueno, apresentou o histórico da entidade; o panorama dos portos turísticos brasileiros em operação e em projeto; o número de escalas da última temporada brasileira e as projeções para a próxima e sugestões para aperfeiçoamento dos projetos dos novos portos turísticos catarinenses, especialmente de São Francisco do Sul, que a seu ver deveria ser implantado em duas fases, a primeira possibilitando a operação remota, mediante fundeio e tenders, para a cidade entrar no mercado o mais rápido possível, e a segunda com atracação, frisando que não basta conquistar escalas sem uma primorosa organização do receptivo em terra, mesmo considerando o alto potencial de atratividade de São Francisco do Sul. Citou como exemplo Cabo Frio, no RJ, que conta com o melhor píer de operação remota do Brasil, mas perdeu praticamente todas as escalas por não ter sido eficiente em fidelizar as companhias de cruzeiro mediante o oferecimento de um receptivo profissional e organizado. De outro lado citou o case da Ilha de Jaguanum, destino fomentado pela BRASILCRUISE e que, com um investimento de 1,5 milhão de reais, já  na primeira temporada conquistou 50 escalas da CVC Cruzeiros, havendo expectativa de manter o desempenho e até aumentar o número de passageiros atendidos em terra. Informou que as companhias de cruzeiro têm interesse em investir em portos turísticos no Brasil para expandir o número de destinos e ampliar o mercado, possibilitando a vinda de mais navios. Informou também que o mercado brasileiro cresce 30% ao ano, representa 4% do mercado mundial e carece de regulamentação, especialmente para atrair mais cruzeiros de longo curso, com turistas estrangeiros a bordo. Defendeu a possibilidade de os portos turísticos de fundeio realizarem chek-in e chek-out.
O consultor da BRASCILCRUISE e presidente do Instituto de Marinas do Brasil, Cláudio Amaral,  informou a existência de recursos a fundo perdido junto ao Governo Federal e que a BRASICLRUISE, em se tratando de SC, já conquistou valores significativos em favor do píer municipal de Porto Belo, apesar da burocracia existente para a implantação de projetos náuticos.
O presidente da SANTUR, Valdir Walendowski, ressaltou que a entidade, pelo Governo do Estado, vem trabalhando em favor do desenvolvimento do mercado de cruzeiros em Santa Catarina, mas que os municípo, os prefeitos, têm que querer, elogiando o empenho dos prefeitos de São Francisco do Sul, Itajaí e Porto Belo neste sentido. Disse ser também importante o incremento das infra-estruturas básicas dos municípios, como vias de acesso, saneamento, etc. Apresentou meta de estruturar os principais destinos náuticos de SC até o fim do ano e, neste sentido, solicitou espaço na próxima reunião para a SANTUR apresentar o trabalho de segmentação do turismo que vem sendo realizado pelo Governo do Estado. Também insistiu na necessidade de instituir bons receptivos para atender aos passageiros dos cruzeiros.  Sugeriu integrar os portos turísticos e o Governo do Estado através de convênios. Informou que SC está desenvolvendo seu Plano de Marketing para o período compreendido até 2020.
O sócio desenvolvedor do Porto Turístico Internacional Santa Catarina, associado da BRASILCRUISE e fomentador das reuniões mensais dos portos turísticos catarinenses, Ernesto São Thiago, agradeceu a presença de todos e os conclamou a filiarem-se à BRASILCRUISE e sempre comparecerem às reuniões, afim de que o mais breve possível o litoral se SC possa ser apresentado como um produto único e qualificado ao mercado mundial de cruzeiros, com no mínimo 3 ou 4 portos turísticos em operação, que é a demanda das companhias de navegação para continuarem a operar em SC. Leu a mensagem enviada pelo Município de Imbituba justificando a ausência de seus representantes.
Encerrada a pauta os presentes agendaram as próximas reuniões do grupo: Itajaí, em 25.05; Porto Belo, em 29.06; e Imbituba, em 27.07, sempre às 15h..
Eu, Ernesto São Thiago, lavrei a presente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário