sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Moderno terminal de cruzeiros multiuso nos Açores prova que Florianópolis esqueceu suas tradições marinheiras!



Foi criado no Facebook há algum tempo grupo denominado "Eu quero um terminal de cruzeiros em Floripa!!!", com o objetivo de formar massa crítica em favor da implantação deste imprescindível equipamento de apoio náutico de que espantosamente a capital catarinense ainda carece. 

O referido grupo conta com mais de 17.000 (dezessete mil) membros, sendo um dos maiores desta rede social no Brasil. Há simpatizantes até do exterior, tal é o desejo dos turistas de fazer escalas aqui ou em nosso sonhado porto embarcar num transatlântico com destino a outros litorais...

A ironia é que a imagem acima, que internacionalmente passou a identificar o grupo - à falta de uma de um projeto local oficial - , é do novíssimo terminal de cruzeiros "Portas do Mar", na Ilha de São Miguel, nos Açores, berço dos antepassados de muitas famílias florianopolitanas. 

O notável equipamento de apoio náutico conta com salas de embarque e desembarque para turistas de cruzeiros e para passageiros de ligações marítimas regionais, centro de convenções, lojas, gastronomia, marina... Tudo, enfim, que integra o moderno conceito de um complexo turístico multiuso na orla.

O respectivo site na internet torna realidade fática a afirmação muitas vezes repetida, mas poucas vezes assimilada, de que as escalas de cruzeiros devem ser efetivamente classificadas e tratadas como "eventos". De fato, exatamente assim são elas ali agendadas, em meio a eventos de outra natureza, como convenções, festas, exposições.

É preciso esforçar-se para valorizar - tanto quanto o nosso folclore, nosso patrimônio histórico, nosso meio ambiente - as ancestrais tradições marinheiras, as quais, lamentavelmente, esquecemos em alguma enseada do tempo. 

Com um moderno terminal de cruzeiros ligando os Açores ao mundo através do mar, nossos "primos transatlânticos" mostram o caminho a ser retomado pelos parentes distantes na Ilha de Santa Catarina.

Vale resgatar parte da fala do ex-presidente regional dos Açores, Carlos César, quando da inauguração do "Portas do Mar":

“Não vou mencionar as dificuldades colocadas à realização desta grande obra pelos poucos que a não desejavam, ora por convicção ora por despeito. Há sempre quem discorde de alguma coisa, apesar de muitas vezes serem sempre os mesmos – mas disso não resulta mal algum: por aqui muitos deles andarão, ou aqui virão, se é que hoje já cá não estão”.

Não bastasse isto, foi taxativo:

"O futuro constrói-se fazendo investimentos certos, na hora certa".

Nenhum comentário:

Postar um comentário