domingo, 21 de julho de 2013

Bali recebeu propostas de oito empresas interessadas em financiar, projetar, construir, operar e manter seu terminal de cruzeiros!

No mundo inteiro o Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI) é o caminho que escolhido por diversos governos para resolver suas demandas por infraestrutura na orla, sejam marinas ou terminais de cruzeiros. Tenho falado disto aqui no blog

Em Bali não foi diferente.

Atual terminal de cruzeiros em Bali

O governo da Indonésia está avaliando propostas para o desenvolvimento de um terminal de cruzeiros em Bali mediante parceria público-privada (PPP) em Tanah-Ampo.

Um total de oito empresas, entre as quais a estatal portuária Pelindo III e a indonésia Bakrie & Brothers e outras da Ásia e da Europa, participaram da pré-qualificação.

Receptivo folclórico em Bali

O procedimento terá início em agosto de 2013. A vencedora deve ser anunciada no final de 2013. O governo quer que a construção do terminal começando em 2014.

Continue lendo em InfraPPP!

sábado, 13 de julho de 2013

Que tal residência permanente num luxuoso navio de cruzeiros navegando pelo mundo todo?


Entre 2011 e 2012, a residência deles em alto-mar navegou pelos sete continentes, proporcionando aventuras como passear numa floresta tropical ou observar morsas nas geleiras. Se o casal decide não sair de casa, há cozinheiros disponíveis para preparar-lhes uma refeição. Ou eles podem optar por um dos seis restaurantes a uma curta caminhada do apartamento.

Os Bennets são os donos de uma das 165 residências privativas a bordo do World (Mundo), um navio luxuoso que permite aos seus residentes viver em alto-mar. Inaugurado em 2012, o World é o maior e mais velho navio residencial em atividade. Agora, dois novos concorrentes estão a caminho: o Utopia, um transatlântico com 200 apartamentos residenciais orçado em US$ 1 bilhão e que segundo os empreendedores ficará pronto em três anos, e o Marquette, um navio-condomínio de US$ 110 milhões que poderá ter até 180 unidades residenciais e vai trafegar nas águas fluviais dos Estados Unidos.

Continue lendo no original em The Wall Street Journal ou em Portos e Navios!

Abaixo, matéria em vídeo do Travel Channel sobre o The World!

segunda-feira, 1 de julho de 2013

Alicante (Espanha) abre chamada pública para concessão do seu terminal de cruzeiros!


Alicante é a segunda cidade mais populosa de Valência, na Espanha, com pouco mais de 200 mil habitantes. Conta com cerca de 3.000 anos de história, tendo passado pelas mãos de romanos, muçulmanos, sofrido ataques de franceses e britânicos.

Esta fascinante cidade portuária procura um operador para seu novíssimo terminal de cruzeiros. Quem nos dá a informação é nosso parceiro Notícias de Cruceros que, ademais, colacionou belo vídeo sobre a vida marítima de Alicante:


O fato é que, mesmo com o moderno terminal dedicado, o turismo de cruzeiros entrou em decadência em Alicante, principalmente em decorrência do ganho de competitividade de destinos próximos. O desafio será grande para o novo operador.