terça-feira, 26 de maio de 2015

Cruzeiros em Florianópolis


Construindo o futuro juntos. Na foto, Mané Ferrari (Acatmar/ GT Náutico SC), Vinicius Lummertz (MTur), Murilo Flores (Seplan/SC), eu, Cristiane Vieira (Setur/FLN), Marco Ferraz (Clia Abremar) e Álvaro Ornelas (Consultor em Turismo).

A reunião, realizada na Secretaria Estadual do Planejamento, pontuei que Florianópolis prover infraestrutura para os navios de passageiros é algo do tipo "faça que eles virão".

A demanda reprimida de navios querendo escalar nosso destino é enorme, pois pesquisas de mercado apontam grande preferência do público pela Ilha de Santa Catarina como destino nacional e internacional de cruzeiros. 

Paulistas, argentinos, uruguaios sonham em desembarcar aqui. 

Como não nos estruturamos para isto, perdemos competitividade ano a ano e estes turistas, levados aos milhares pelos navios, estão indo gastar seu dinheiro onde possam desembarcar. 

Este quadro deverá ser revertido com o forte alinhamento institucional pela volta dos cruzeiros a Florianópolis e a reabertura de nossa porta para mar. 

Está claro que todos ganham, e muito, com os turistas dos navios, do artesão ao shopping, passando pela hotelaria, pelas transportadoras turísticas, taxistas e restaurantes.

Porém, é preciso formatar muito bem a engenharia jurídica do projeto e da operação, elegendo, ademais, empresas realmente qualificadas ao longo de todo o processo. 

Tudo isto para máxima segurança técnica e jurídica, prevenindo atrasos intoleráveis, dado o enorme tempo de Florianópolis fora deste disputado mercado, com gigantescas perdas para nossa comunidade, em empregos, renda e tributos. 

Marco Ferraz, presidente da Clia Abremar, a entidade que congrega a indústria de cruzeiros no Brasil, informou-nos que "cerca de duzentos navios já passam ao largo da Ilha de Santa Catarina durante a temporada de cruzeiros", que, no Brasil, "vai de outubro a maio". 

Afirmou, também, que Florianópolis é, "reconhecidamente", dos mais desejados destinos turísticos da América do Sul, com posição estratégica na rota Rio - Buenos Aires". 

Como os roteiros marítimos no litoral sul-americano são praticamente os mesmos há dez anos, "há necessidade urgente de novas escalas", adiantou Ferraz, sinalizando que "a ausência da Ilha de Santa Catarina", neste contexto, "certamente vem atrapalhando a expansão do mercado de cruzeiros em todo o continente, notadamente no Brasil. Estamos perdendo navios para China, Austrália, Oriente Médio e até para a África do Sul. 

Eram mais de vinte no Brasil e poderão chegar a menos de dez". 

"Precisamos de Florianópolis", resumiu.

O secretário nacional de Políticas do Turismo, Vinícius Lummertz, que em breve assumirá a presidência da Embratur, comemorou o consenso em torno da idéia, reconhecendo que a recepção de cruzeiros marítimos "é um grande propulsor do desenvolvimento econômico regional", assegurando que há "total atenção do Governo Federal ao tema". Fez contas e arriscou que o impacto econômico, apenas com os gastos dos turistas de cruzeiros em terra, "pode chegar a R$120 milhões anuais".

A ACATMAR, entidade associativa do setor náutico catarinense, divulgou release sobre a referida reunião:

Poder público e iniciativa privada realizam trabalho conjunto para trazer cruzeiros à Florianópolis | Acatmar

Com a união de recursos estaduais e federais, deve ser concretizado ainda este ano o novo levantamento hidrográfico das baías de Florianópolis. Este é o primeiro passo para definir os locais estratégicos para a construção de marinas e terminais de cruzeiros.

O assunto foi discutido em uma reunião entre o secretário estadual de Planejamento, Murilo Flores, o secretário nacional de Políticas de Turismo, Vinicius Lummertz, o presidente da Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (Abremar), Marco Ferraz, o presidente do Grupo de Trabalho de Turismo Náutico da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte e Acatmar, Leandro Mané Ferrari e a representante da Secretaria de Turismo de Florianópolis, Cristiane Vieira, além dos consultores do setor náutico Álvaro Ornelas, (também diretor da Acatmar) e Ernesto São Thiago.

Com a proposta, a Abremar se compromete a organizar a vinda de navios de cruzeiro para escalas teste ainda este ano. “Florianópolis é um grande destino potencial para este segmento. Hoje os transatlânticos apenas passam pela costa, sem parar. Temos certeza que as escalas na Ilha de santa Catarina vão atrair a atenção de milhares de visitantes”, destacou Marco Ferraz.

Para isso, a Acatmar e a prefeitura da capital devem se reunir ainda esta semana para articular a reforma do trapiche de Canasvieiras, de forma a possibilitar o desembarque dos turistas. “Vamos unir forças e trabalhar em conjunto. Estamos em um momento histórico em que governo federal e estadual, município e iniciativa privada estão abraçando o turismo náutico para o segmento de cruzeiros com foco em ações concretas. Estamos otimistas”, afirmou o presidente da Acatmar.

Vale destacar que, recentemente, a necessidade de realizar os estudos de batimetria e o levantamento hidrográfico das baías de Florianópolis foi discutida em reuniões em Brasília, com a participação do presidente da Acatmar, Leandro ‘Mané’ Ferrari. O assunto foi uma das pautas tratadas com o Ministro do Turismo, Henrique Alves. "Assim, mais um resultado das nossas ações pode sair do papel", destacou Ferrari.

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