terça-feira, 19 de maio de 2015

FEIRA DO MAR


Esposende, em Portugal, segundo o site oficial do município, é uma tira da costa litoral portuguesa, no eixo Atlântico entre Vigo e o Porto. Situa-se nas proximidades das cidades de Viana do Castelo, Póvoa de Varzim, Barcelos e Braga.

À tradicional indústria da extração do sal, e à agricultura e pastorícias coevas, juntou-se, na era das navegações, a construção naval e o comércio marítimo. O ouro do Brasil também chegou a Esposende, e, mais tarde, daqui partiram alguns para regressarem depois como “brasileiros de torna viagem”. Não é de estranhar que a riqueza patrimonial tenha uma marca forte desses séculos, posteriores ao XVI.

O Correio do Minho informa que Esposende quer afirmar-se no turismo náutico e é com esse mesmo objetivo que vai promover, entre os próximos dias 29 e 31, o evento ‘Esposende, Terra de Mar’, que inclui um encontro de embarcações tradicionais, um festival gastronômico e uma feira do mar, assinalando também o Dia Nacional do Pescador.

A iniciativa, que inclui todas estas atividades em simultâneo, vai repartir-se por vários locais da cidade e até a habitual Feira de Artesanato vai integrar a programação subordinando-se à temática marítima.

No Largo do Mercado vai decorrer o Festival Gastronômico do Mar, organizado pela Junta de Freguesia da União de Freguesias de Esposende, Marinhas e Gandra, onde irá estar em evidência o ‘Polvo da Pedra à Esposende’, um prato identitário desta ‘Terra de Mar’. Para além do polvo, haverá um conjunto muito variado de sugestões gastronômicas, com destaque para as iguarias do mar e dos rios Cávado e Neiva e muita animação. 

Mais sobre Esposende: 
http://www.visitesposende.com/pt/1-sobre-esposende/esposende-um-privilegio-da-natureza/

Nenhum comentário:

Postar um comentário