sábado, 30 de maio de 2015

Prefeitura de Ilhabela constrói píeres e adquire catamarãs para transporte de passageiros



A Tribuna do Povo informa que a Prefeitura de Ilhabela recebeu o terceiro Aquabus que integrará o sistema de transporte marítimo municipal. A embarcação denominada “Edgar Lúcio” chegou à Ilhabela na semana passada.
Em fevereiro e março chegaram à cidade os Aquabus “Zé de Alício” e “Elpídio Sampaio”, respectivamente. Os nomes são homenagens a caiçaras que trabalharam no antigo sistema de travessia de lanchas entre São Sebastião e Ilhabela.

Assim como nos dois primeiros, o prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci (PPS), acompanhou a chegada do terceiro Aquabus. “Em breve iniciaremos este novo serviço de transporte coletivo, agora pelo mar. Com certeza é um marco na história de Ilhabela e vai beneficiar moradores e turistas que visitam a nossa cidade”, destaca Colucci. 

O mestre de embarcações Edgard Lúcio dos Santos, 68 anos, homenageado com seu nome no Aquabus, agradeceu ao prefeito Toninho Colucci. “Fiquei muito feliz e honrado com esta homenagem neste novo serviço de transporte da Ilha”, disse Edgard Lúcio.

Segundo ele, a moderna embarcação é bem diferente dos barcos que faziam o transporte entre as cidades nas décadas de 60 e 70. Edgard Lúcio é casado com Nadir e pai de quatro filhos, Cláudia, Alessandra, Janaína e Edinho.

O investimento total na aquisição das embarcações foi de R$ 4,4 milhões. Cada “Aquabus” tem capacidade para 60 pessoas sentadas, possui sistema de ar-condicionado e TVs de tela plana. Para a navegação, as embarcações contam com motores modernos e sistema de GPS.

Operação do AQUABUS
Na próxima semana, a Prefeitura de Ilhabela lança o edital para a contratação da empresa que fará a operação do sistema marítimo de transporte. A ideia é que esteja integrado com o transporte coletivo terrestre (ônibus). A prefeitura trabalha na licitação para a instalação de flutuantes nos píeres existentes na cidade e assim facilitar a atracação das embarcações.

Desde 2009, a Prefeitura iniciou um projeto de construção de vários píeres na cidade, estimulando a vocação náutica e também a pesca esportiva. Até então, o município só contava com dois píeres para atracação de embarcações, um no Perequê e outro na Vila, onde ocorre o desembarque dos passageiros que chegam dos navios de cruzeiro.

Assim foram construídos novos píeres na Praia Grande, Portinho, Engenho D’Água (em frente ao futuro Centro de Convenções e Teatro). No norte da Ilha, a Prefeitura entregará em breve o píer da Ponta Azeda.

Este ano, a Prefeitura já prevê a construção de mais dois píeres, no Veloso e Cabarau. Além destes, a proposta é construir outros três na Garapocaia (Pedra do Sino), Viana e Borrifos. A Barra Velha também terá um ponto de parada para lanchas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário