domingo, 31 de maio de 2015

Risoto de Camarão da Babitonga


Risotinho de camarão puxado no alho e mostarda, açafrão, manjericão, noz moscada e coentro em semente...

Receita:

Descasque 500g do camarão da sua preferência. Usei camarões brancos da Baía Babitonga, em São Francisco do Sul, pescados por meu pai. Tempere os camarões com sal, pimenta do reino e uma colher de café de sementes de coentro, misture bem e reserve.

CALDO DE CAMARÃO

Numa panela funda frite as cascas dos camarões em 50 ml de azeite de oliva e, quando avermelhar, acrescente 4 dentes de alho e uma cebola pequena picados, até dourar bem. Sal e pimentas a gosto.

Acrescente 2 litros de água e 2 tabletes de caldo de legumes e deixe ferver bem. Retire as cascas de camarão com uma escumadeira ou coe, retornando o caldo à panela e mantendo-o em fogo baixo.

RISOTO

Aqueça uma frigideira funda, aqueça bem 50 ml de azeite de oliva e frite 2 dentes de alho picados até dourar um pouco. Acrescente os camarões descascados, algumas folhas de manjericão fresco, uma colher de sopa da mostarda de sua preferência e frite bem. Retire os camarões da frigideira quando grelhados e reserve novamente.

Adicione à frigideira uma xícara grande, tipo "caneca do papai", rsrs, de arroz arboreo e frite um pouco mexendo bem. Acrescente uma colher do caldo (ou um copo de vinho branco) e raspe o fundo da frigideira com a colher para soltar o resultado da fritura dos camarões, incorporando bem ao arroz.

Acrescente folhas frescas de manjericão e mais uma colher do caldo, uma colher de café de paellero (ou de pistilos de açafrão, ou de cúrcuma/açafrão da terra) mexendo sempre.

Com fogo moderado, vá adicionando caldo aos poucos, à medida que o arroz for quase secando, até os grãos ficarem "al dente" (nem duros, nem macios demais), mexendo sempre para soltar o amido e ficar com aspecto cremoso.

Quando o arroz estiver no ponto, acrescente uma colher de sopa bem cheia com requeijão cremoso ou manteiga (e/ou uma xícara de queijo tipo grana ralado na hora) e uma colher rasa de noz moscada ralada na hora, misturando bem até ficar homogêneo.

Distribua individualmente em pratos fundos (ou pratos especiais para risoto), aqueça os camarões por 30 segundos no microondas e distribua por cima, polvilhando pimenta do reino moída na hora.

Regue com um pouco de azeite de oliva e sirva imediatamente.

Vinho sugerido: sauvignon blanc

Nenhum comentário:

Postar um comentário