quarta-feira, 17 de junho de 2015

Fábula: "O Osso para Roer"


O Osso para Roer

(Por J. Jaubert, vice-presidente do Tribunal Civil de Carcassonne, recebeu Menção Honrosa na Academia dos Jogos Florais de Toulouse de 1863)

Exibindo capacete de penacho e muita benevolência,
Um discípulo do defunto Vatel
No pátio de sua vasta mansão
Dava audiência à sua cachorrada.
“Em vós, dizia ele, tenho pensado muito.
Eu vos amo e vos destino
Todos os restos da cozinha:
Este osso, este lindo osso para roer!
Mas só um terá este grande favor.
Sou justo e o darei ao que for o mais digno,
Está aberto o concurso: defendei vossos direitos.
Um cão d’água famoso entre os mais hábeis,
Outrora o primeiro entre a tropa canina,
Logo saudou, fazendo cabriolas;
Lançando sobre os outros os olhos triunfantes,
Latiu, fez-se de morto, saudou o imperador.
Um mastim exclamou: “Que vale a habilidade!
Eu vigio, constante, todo este casarão.
Senhor, não esqueçais que no ano passado,
Um ladrão imprudente ficou em minhas presas.
Um baixinho dizia: “Valente e sem um erro,
Há dez anos eu rodo o vosso espeto;
E há dez anos carrego a sacolinha
Para comprar tabaco ao empório da esquina.
– Pois eu, rosnou Tayaut, amo a fanfarra sonora;
Na caça sempre estou entre os levantadores.
Vós me deveis ao menos cem coelhos, vinte raposas;
Sou sóbrio, submisso, e jamais eu devoro
A perdiz presa ao laço.
Enfim, quem roeu o osso? Foi um velho bassê.
Assim como teria feito um deputado do centro,
Como, sem corar, será feito amanhã,
Diante do canastrão arrastou-se sobre o ventre,
Lambeu-lhe os pés e o fez abrir a mão.
Bassês dos grandes chefes, heróis de refeitório,
Aduladores vis, aqui está vossa história.

Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário