domingo, 7 de junho de 2015

FIMAR colocou Florianópolis em novo patamar


Tomo emprestada nota publicada pelo jornalista Rafael Martini em sua coluna Visor no Diário Catarinense (blog e versão impressa), para iniciar a descrição da Fimar:

"A Primeira Feira Internacional de Tecnologia, Inovação e Design do Mar Itália – Brasil (Fimar), que acontece no Centrosul, em Florianópolis, é o resultado de quatro anos de intercâmbio comercial entre o Estado e o setor industrial náutico italiano liderado pelo 'embaixador' de Santa Catarina na Itália, Domênico Calábria, diretor da Brazil Planet, que organiza o evento. Mimmo Calábria, como é conhecido, é um incansável defensor de Santa Catarina e trabalha para ampliar cada vez maisa as relações entre os dois países".

A Revista Náutica deu mais detalhes:

 voltada para empresas que lidam com o fornecimento para a indústria da construção naval: uma ocasião para profissionais brasileiros encontrarem o melhor da tecnologia e design italiano, dedicado à indústria naval e náutica, em termos de componentes, mecânica, motores e sistemas de propulsão, eletrônica e automação, matérias-primas, mão de obra para terceiros, planejamento e design, equipamentos de vela, serviços, turismo náutico e pesca esportiva e profissional.

"A feira inclui as rodadas de negócios, eventos de curta duração, desenvolvidos por meio de reuniões de negócios entre empresários que demandam e ofertam produtos e serviços, estimulando parcerias e despertando o interesse comercial comum por meio do intercâmbio entre as empresas. O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – SEBRAE/SC é o responsável pelas rodadas de negócios da Fimar".

Porém, houve ainda mais do que isto (que não é pouco!).

Matéria do jornalista Rafael Thomé no Notícias do Dia trouxe que um dos pontos altos da feira seria o seminário "A indústria e a cadeia produtiva do setor náutico na visão do European Boating Industry", ministrado por Mirna Cieniewicz, secretária-geral da instituição, "considerada a maior autoridade do setor na Europa".


A Revista Portuária informa sobre os demais seminários ocorridos:

"Pesca Industrial e Esportiva e Maricultura", com o propósito de debater questões relacionadas à pesca no Brasil e na Itália. Entre os palestrantes, o vice-presidente da Federpesca, Luigi Giannini, o pesquisador da Epagri/CEDAP, Alex Alves do Santos, e o representante da Anep, Marcelo Claro.


"Tendências globais do Turismo Náutico – Projeto Cambusa", com a Assonautica Italiana prestando informações sobre o Projeto Cambusa, que consiste na promoção e divulgação de produtos locais, como vinhos e doces, típicos de determinados territórios italianos. Entre outros palestrantes, o presidente da Assonáutica, Alfredo Malcarne, e o secretário-geral da entidade, Matteo Dusconi.


Visitei a movimentada feira e participei de todos os seminários náuticos, de enorme qualidade técnica, adquirindo muitos conhecimentos novos e realizando poderoso "upgrade" no network em minhas atividades como advogado atuante em Direito da Orla e consultor em desenvolvimento náutico.

Era evidente o otimismo dos empresários italianos em relação às perspectivas de crescimento do mercado náutico brasileiro, consumindo componentes e tecnologia produzidos na Itália, desde que promovamos a necessária expansão em nossa precária infraestrutura de apoio náutico, ponto em que estão dispostos a colaborar também.

Finalmente, registro a profunda admiração manifestada pelos líderes italianos presentes ao trabalho da ACATMAR, entidade náutica catarinense que tem à testa o empresário e jornalista Leandro "Mané" Ferrari, proprietário de marina e de loja náutica e produtor e apresentador do programa "Mundo Mar", presidindo também o GT Náutico de SC.

Mas, acima de todo o êxito possível desta primeira Fimar em Florianópolis, ficou a certeza de que está inaugurada uma nova fase no desenvolvimento náutico da cidade, a partir dos acordos bilaterais firmados durante o evento.

Que nossos administradores públicos estejam à altura da oportunidade oferecida, saindo do discurso fácil e provendo o ambiente de negócios ideal para que a iniciativa privada possa fazer seu trabalho, com menos burocracia e mais segurança jurídica.

A Mané Ferrari e Domenico Calabria, meus mais efusivos cumprimentos. Foi um evento transformacional para a cidade e para todos os que nele tiveram a felicidade de estar: negociando, aprendendo e agregando novos contatos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário