segunda-feira, 15 de junho de 2015

Ministro do Turismo quer marinas e cruzeiros em Florianópolis


Reportagem de Stefani Ceolla para o jornal Notícias do Dia informa que o ministro do turismo Henrique Alves visitou Florianópolis e pontuou, após sobrevoar a cidade de helicóptero, que nem todo o potencial turístico é utilizado. “Observo, naturalmente, que há muita coisa que pode ser feita. Como não temos aqui marinas, que geram emprego, renda, fomentam esportes náuticos? Como não temos aqui um píer para desembarque de passageiros de transatlânticos?”, questionou. Para ele, essas questões precisam ser tratadas com responsabilidade e prioridade.
Os potenciais turísticos de Florianópolis foram amplamente discutidos pelo ministro, gestores e empresários do setor. 

Presidente da Embratur, Vinicius Lummertz confirmou avanços nestes setores. “Já temos combinado com o Governo do Estado dividir os custos da batimetria das baías norte e sul e fazer a adequação do píer de Canasvieiras. Se conseguirmos atingir prazo, teremos nesse verão duas escalas testes de cruzeiro”, anunciou.

“Todos os anos passam cem transatlânticos na frente de Florianópolis que poderão parar aqui. Estamos falando de 3500 pessoas por cruzeiro que gastam na faixa de 100 dólares por dia. É uma economia importante que começa em outubro e novembro e vai até março e abril, estendendo a temporada”, completou.

“Só o mar e os parques naturais já nos dariam outras possibilidades além do turismo de negócios e o sazonal, e nós nem começamos a trabalhar isso. Temos que entrar nessas novas indústrias”, analisou Lummertz.

Leia a matéria completa:


Vale conferir, também, entrevista do ministro à RBSTV, igualmente destacando a importância de se promover o desenvolvimento náutico da capital catarinense:


O presidente da Acatmar (Associação Náutica Catarinense para o Brasil), Leandro ‘Mané’ Ferrari aproveitou a passagem do Ministro do Turismo, Henrique Alves, e do presidente da Embratur, Vinicius Lummertz por Florianópolis, para entregar o projeto de Levantamento Hidrográfico das baías Norte e Sul. “Com esta ferramenta teremos, principalmente, segurança na navegação em nossas baias, e assim, será possível começar os trabalhos para trazer navios de cruzeiro para a capital. O estudo também indicará os locais onde é possível construir marinas, trapiches e outras estruturas náuticas”, explica o presidente.


Da coluna do jornalista Moacir Pereira, no Diário Catarinense (16/06), trago o seguinte:

"Onde estão as marinas?"
 
Durante visita a Florianópolis, o ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves, declarou-se encantado e entusiasmado com as belezas naturais da cidade, além do conjunto harmonioso que encontrou na Ilha de Santa Catarina. Mas criticou a absoluta carência de marinas, deques, trapiches e equipamentos para desenvolver o turismo náutico.

ENTREVISTA, Henrique Eduardo Alves

Ministro do Turismo

Qual a sua avaliação da visita a Florianópolis?

Eu já conhecia Florianópolis, mas esta visita de hoje me impressionou muito. Eu não tinha esta visão maravilhosa de uma forte conjugação da natureza com os empreendimentos. As duas baías, os acidentes geográficos, as belas praias formam um conjunto único. É uma das cidades mais bonitas do Brasil. Realmente, é fantástico. Esta cidade tem um potencial enorme. Com o Vinicius Lummertz, presidente da Embratur vamos unir forças e projetos.

Florianópolis é pobre em infraestrutura náutica. O que o senhor pode fazer para reverter este cenário?

Eu fiquei realmente impressionado. Aqui não há marinas, trapiches para cruzeiros marítimos, deques, enfim, equipamentos náuticos para desenvolver um tipo de turismo que hoje multiplica emprego e renda no mundo inteiro. Perguntei várias vezes: “Onde estão as marinas?” E disseram que não tem. Cruzeiros marítimos não param aqui. Temos que enfrentar este entrave ambiental com responsabilidade e encontrar caminhos. É preciso destravar este grande equipamento de turismo que vai dar mais qualidade ao turismo em Florianópolis e em Santa Catarina, beneficiando diretamente toda a população.

Nenhum comentário:

Postar um comentário