terça-feira, 16 de junho de 2015

Nova ponte sobre o Canal da Barra deve ser entregue no início de 2016


Conforme release produzido pelo jornalista Alexandre Lenzi e publicado pelo Governo do Estado (15/06), a nova Ponte do Canal da Barra da Lagoa, que está sendo construída em Florianópolis, está recebendo R$ 3 milhões em investimentos por meio de uma parceria com empresários da cidade. A expectativa é concluir os trabalhos até o início de 2016.

A nova estrutura está sendo erguida ao lado da atual, que tem cerca de 40 metros de extensão e que será demolida após avançarem as obras da nova. 

Funcionários da BTN Construtora estão trabalhando na concretagem das estruturas das cabeceiras. E a próxima etapa estará concentrada na estruturação do vão central.

A nova ponte terá 50 metros de extensão e seis metros de altura sobre o nível médio de água, o que permitirá a passagem de barcos pesqueiros e embarcações turísticas por baixo da ponte. No novo projeto, também está sendo retirado o pilar central, que na ponte antiga prejudicava o fluxo da água. A ponte ainda terá passagem para pedestres e ciclovia.

O pescador Hermogenes Coelho, 59, diz que a possibilidade de passar com os barcos por baixo da nova ponte vai facilitar muito a rotina da comunidade que vive da pesca e mora na região.

“Vai melhorar muito para os pescadores e também para quem tem embarcações de passeio. Esperamos muito por esta obra. Será uma festa para toda a comunidade quando ela ficar pronta”, acrescenta o morador José Luis Bonadiman, 50, que trabalha com reparos e reformas de embarcações.

Outro morador local, Ubirene Barcelos, 41, que também trabalha no setor náutico, explica que os pescadores locais têm investido em embarcações maiores porque o pescado está cada vez mais longe da costa, o que exige uma maior estrutura para a prática da pesca. Ele ainda vê ganhos com a nova ponte também para o setor turístico. “As escunas de turismo e as embarcações de recreio, como as lanchas, serão beneficiadas, podendo sair da lagoa e chegar ao mar, e vice-versa. Com certeza, a construção de uma ponte mais alta é um anseio de toda uma comunidade e vai trazer mais desenvolvimento para a região”, avalia.

Foi disponibilizado, também, vídeo que mostra as obras e andamento e entrevistas com a comunidade local:


Nenhum comentário:

Postar um comentário