sábado, 6 de junho de 2015

Portugal tem estratégia para o turismo náutico


Matéria do Dinheiro Vivo informa que com 2800 km de costa, rios e barragens, Portugal tem excelentes condições para beneficiar do crescimento mundial do mercado náutico, um mercado que crescerá 60 bilhões de euros este ano (10%). 

O projeto Portugal Náutico, lançado há um ano e meio pela Associação Empresarial de Portugal com o apoio da Oceano XXI - Associação para o Conhecimento e Economia do Mar, apresentou na Feira Internacional de Lisboa o plano estratégico para este setor.

De acordo com o relatório, Portugal tem oportunidades de crescimento no turismo de aventura náutico, que, numa primeira fase, deverão centrar-se nos produtos surf, canoagem, mergulho, observação de espécies animais, pesca desportiva e passeios embarcados. A promoção conjunta das marinas, mais qualificadas, é uma oportunidade também no que respeita a embarcações de recreio. O país deve investir ainda em estágios desportivos, promovendo a oferta existente junto das federações estrangeiras.

O mercado náutico mundial vai valer algo como 600 bilhões de euros no final deste ano, sendo que 130 bilhões de euros respeitam a negócios do setor na Europa. A náutica de recreio, só por si, vale 60 bilhões de euros. Segundo os responsáveis do projeto, Portugal tem "condições naturais e infraestruturas para desenvolver o turismo de náutica de recreio, ainda que a oferta seja ainda emergente e de pequena dimensão, com notória falta de estratégia conjunta e necessidade de promoção internacional".

O Brasil precisa espelhar-se em Portugal e ter estratégias mais claras para o desenvolvimento do seu turismo náutico, especialmente em destinos como Florianópolis, verdadeiro case de potencial desperdiçado no segmento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário